Acne
A acne é uma doença inflamatória, de origem multifatorial, que provoca o surgimento de cravos e a erupção de espinhas inflamadas. Entre as principais causas desta condição, vale destacar a tendência genética e individual, alterações hormonais, desbalanço na alimentação e a oleosidade excessiva da pele em conjunto com a proliferação de bactérias.
A acne é uma doença inflamatória de origem multifatorial, que provoca o surgimento de cravos e a erupção de espinhas inflamadas na pele. Acomete principalmente a face e a região superior do tronco. Dentre as principais causas desta condição, vale destacar a predisposição genética e individual, alterações hormonais, alimentação rica em açúcares e gorduras, proliferação de algumas bactérias e oleosidade excessiva da pele.
Apesar de ser muito frequente no período da adolescência, também pode acometer pacientes em fase adulta que tenham predisposição para a doença ou alterações hormonais.
A acne pode ser classificada de acordo com sua apresentação clínica:
- Grau I: presença de comedões (cravos), sem lesões inflamatórias (espinhas);
- Grau II: comedões, pápulas e pústulas;
- Grau III: comedões, pústulas, nódulos e cistos;
- Grau IV: comedões, pústulas, nódulos, lesões císticas maiores e abscessos;
- Grau V: forma rara em que o paciente também apresenta sintomas sistêmicos.
TRATAMENTO
A escolha do tratamento mais adequado depende da avaliação individual em consultório, onde o médico dermatologista analisa o grau da acne do paciente, suas possíveis causas e a presença de cicatrizes. As opções terapêuticas são as seguintes:
- Medicamentos tópicos como retinóides e antibióticos de uso local, além de dermocosméticos para controle da oleosidade;
- Medicamentos orais como antiinflamatórios, antibióticos, contraceptivos orais e isotretinoína;
- Procedimentos complementares realizados em consultório, como peelings químicos, microagulhamento e lasers.