Micoses superficiais
Micose é doença desencadeada por fungos e pode acometer pele, unhas e couro cabeludo. As micoses superficiais mais comuns são:
- Pitiríase versicolor ou “pano branco”: caracterizada pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas na pele, levemente descamativas, mais comumente localizadas em pescoço, ombros e tronco superior, isoladas ou agrupadas;
- Tineas: manchas ou placas avermelhadas, de superfície escamosa e bordas nítidas, que causam desconforto e coçam. Podem surgir em qualquer área da pele, sendo muito frequentes em couro cabeludo, mãos, região abaixo das mamas, virilha e pés.
- Onicomicose: infecção fúngica das unhas das mãos e dos pés, causando espessamento, alterações de cor e de textura das lâminas ungueais.
TRATAMENTO
Para evitar a infecção pelos fungos, é importante adotar alguns hábitos, especialmente nas estações mais quentes do ano: evitar o contato da pele com pisos, paredes ou materiais úmidos em locais públicos; evitar o uso de roupas molhadas ou calçados fechados em dias quentes, atentar para o suor excessivo em regiões de dobras e nos pés, higienizando adequadamente estas áreas.
Em casos confirmados de micose, o tratamento é realizado com medicamentos tópicos e orais, prescritos pelo dermatologista. As tineas de couro cabeludo e as onicomicoses demandam disciplina e persistência, porque a cura ocorre após um período prolongado.